FELIZ ANO NOVO

Fim de ano lembra festas, férias, viagens. Para alguns, é o momento de se desligar do computador e descansar. Para muitos outros, é hora de levar o notebook para passear. Em viagens curtas e solitárias, o notebook pode ser um grande amigo. Mas, a menos que você tenha uma bateria reserva, é possível que seu companheiro se desligue em pouco tempo, uma frustração em locais como alguns terminais de embarque em que tomadas são inexistentes ou estão todas ocupadas, por exemplo. Como poupar, então, energia de seu computador e fazer com que ela dure mais tempo? Veja algumas dicas.

Desligue a placa sem fio se você não for precisar da conexão à internet, desabilite sua placa de rede sem fio. A grande maioria dos aparelhos vem com um botão que permite ligar/desligar a conectividade Wi-Fi. Desligue-a.

Sem DVD embora netbooks já venham sem drives de DVD, notebooks vêm equipados com o dispositivo. Se você quer poupar energia, o ideal é deixar o drive sem uso. Rodar um DVD ou CD consome energia da bateria e, mesmo que o disco não esteja sendo utilizado, o notebook pode tentar acessar o drive de tempos em tempos caso uma mídia esteja presente.

Se você for precisar do DVD para alguma coisa, uma boa saída é usar um software de drives virtuais, como o Daemon Tools (www.daemon-tools.cc). Com ele, basta criar uma imagem do DVD a ser utilizado. O programa gera um disco virtual que engana o computador, achando que está rodando, na realidade, um DVD de verdade.

Reduza o brilho quanto mais brilho seu monitor estiver exibindo, mais rápido a bateria se esvai. Uma boa solução, neste caso, é reduzir o máximo possível o brilho do monitor. Notebooks trazem atalhos de teclado para fazer isto. Caso não seja possível, alguns pequenos utilitários podem auxiliar na tarefa.

Um deles é o dimscreen (bit.ly/8ZFcAv) que quando executado se ativa na barra de tarefas e permite alternar rapidamente entre diversos padrões de brilho.

O mínimo necessárioQuanto mais programas estiverem abertos, mais recursos de processamento serão consumidos e, ao mesmo tempo, mais bateria será gasta. Aprenda a priorizar e manter apenas o mínimo aberto. Caso você esteja conectado à internet, priorize suas atividades: navegar ou conversar? Decidindo isso, fica fácil saber se deve rodar o navegador ou seu Messenger.

Agora, olhe do lado esquerdo do relógio do seu computador, no canto inferior direito da tela.

Quantos daqueles pequenos ícones aparecem? Dezenas? Isso é um problema. Cada ícone destes indica um software rodando em seu computador.

Passe o mouse por cima de cada um deles para saber do que se trata. Você realmente precisa deles? Provavelmente, não. A maioria pode ser fechada com um clique do botão direito do mouse. Os mais resistentes podem ser desabilitados.

Para isso, abra o Gerenciador de Tarefas (pressionando as teclas CTRL+ALT+DEL apenas UMA vez), para encerrar os processos manualmente, ou então corte o mal pela raiz, limando estes softwares da inicialização do Windows.

Como? No XP, clique em Iniciar > Executar e digite msconfig.exe. No Vista e no 7 o caminho é mais curto, basta digitar msconfig.exe na busca do menu Iniciar. Uma vez no assistente, na aba Inicialização de Programas, desmarque tudo que parecer desnecessário e reinicie o computador.

Se você estiver usando o Windows Vista, feche a Barra Lateral do Sistema, uma das vilãs em consumo de processamento. Digite Informações e Ferramentas de Desempenho na busca do Iniciar. Na nova janela, clique em Ajustar efeitos visuais. Na aba Efeitos visuais, deixe marcada a opção Ajustar para obter melhor desempenho, o que desligará o recurso Aero e diversas outras firulas gráficas do Windows.

Sem periféricos Assim como recomendamos desabilitar a placa de rede sem fio, é importante que você desconecte outros periféricos. Impressoras, gravadores, mouses, caixas de som ou fones USB são grandes responsáveis por consumo de energia.

A menos que você vá assistir a vídeos no notebook, não há necessidade de sons. MP3 no notebook? Nem pensar! Use o celular ou um tocador portátil, bem mais econômico.

Crie planos de energiaO Windows vem com uma ferramenta para criar planos de energia que é bastante útil. Aprenda a utilizá-la.

No XP 1 - Clique em Iniciar > Painel de Controle. No grupo Desempenho e manutenção, escolha Opções de energia. Escolha a opção Maximizar bateria para ter como base um perfil econômico.
2 - Altere as configurações para desligamento de monitor, discos, modo de espera e hibernação. A primeira coluna indica as preferências para quando seu notebook estiver na tomada. A segunda, para o aparelho rodando na bateria.
3 - Terminada a alteração, escolha Salvar como e digite um nome para o modelo. Nas guias Alarmes e Medidor de energia, você pode configurar como o Windows se comporta na avaliação da carga restante da bateria.
4 - Alterne para a guia Avançado e defina como o Windows deve agir ao pressionar o botão de desligar, colocar em modo de espera ou ainda o que ele deve fazer quando a tampa do notebook for fechada e o dispositivo ainda estiver ligado.

No Vista/7 1 - Digite energia na busca do menu Iniciar e abra as Opções de Energia. Na barra da esquerda, clique em Criar um plano de energia. Como sua intenção é poupar energia, escolha como base o modo Economia de energia. Em Nome do plano, batize sua configuração.
2 - Na próxima tela, defina os períodos que o sistema levará para desligar o vídeo ou suspender as atividades do computador. Este contador será iniciado a partir do momento que você parar de digitar ou movimentar o mouse. Clique em Criar.
3 - O plano aparecerá na sua lista. Clique em Alterar configurações do plano e depois em Alterar configurações de energia avançadas. A nova janela permite um ajuste fino de cada um dos componentes.
4 - Em Configurações de Adaptadores Sem Fio, abra Modo de economia de energia e escolha, em configuração, Economia de energia máxima. Em Configurações de multimídia, em Ao reproduzir vídeo, escolha Otimizar economia de energia. Clique em Aplicar e depois em OK.

Suspensão do sistema ou hibernação?Se você se pergunta qual a diferença entre esses dois modos, a gente tem a resposta. Quando o computador entra em modo de suspensão, todos os dados continuam salvos na memória RAM, enquanto o monitor, o disco rígido e o processador são desligados. Isso quer dizer que, se a pausa for curta e a bateria estiver cheia, você recuperará seus dados minutos depois, quando voltar.

Todavia, se a ausência for maior, a recomendação é colocar o computador para hibernar. Todos os dados da memória RAM são gravados no disco rígido antes que os dispositivos sejam desligados. Assim, você evitará perder seus dados em um eventual esgotamento da bateria.

Geek

O site Facebook, maior rede social da internet, com mais de 350 milhões de usuários em todo o mundo, foi nomeado em pelo menos 20% dos pedidos de divórcio realizados através de um serviço de divórcios online da Grã-Bretanha. A razão mais comum citada nos processos foi de que os parceiros teriam se envolvido em chats sobre sexo com seus amigos na rede.
Outras redes sociais, como Twitter, MySpace e Bebo, também foram citadas nos mais de 5 mil processos analisados, segundo reportagem publicada pelo The Sun nesta segunda-feira.
O diretor do site Divorce-Online, Mark Keenan, admitiu ter se surpreendido quando contabilizou mais de 20% dos processos contendo referências ao Facebook. "Ouvi comentários dos meus colegas de que muitas pessoas estavam dizendo que descobriram coisas sobre seus parceiros através do Facebook e decidi investigar o quão prevalente era este fator", disse ao jornal britânico.
Keenan analisou a base de dados do serviço online de divórcios em busca da palavra Facebook e encontrou 989 instâncias em 5 mil petições.
Redação Terra

Nas últimas semanas, o Facebook realizou algumas mudanças importantes nas regras de privacidade da rede social e, desde então, vem avisando seus usuários sobre a necessidade de revisar e atualizar as configurações dos perfis. Após receber críticas de associações e blogs do mundo inteiro, os administradores do Facebook praticamente obrigaram os usuários a reconfigurarem suas opções de privacidade para continuarem a utilizar a rede social.
No entanto, mesmo assim, muitas pessoas podem ter ficado perdidas ou configurado as opções de modo a tornar ainda mais públicas as suas informações pessoais. Com base em um artigo publicado pelo coletivo de blogs The Huffington Post, listamos abaixo algumas dicas de como configurar as opções para você manter sua privacidade e ainda continuar participando da rede social:
1 - Algumas das suas informações são visíveis para todo mundo Todos os usuários da rede podem ver seu nome, a foto do seu perfil e os nomes das redes de escolas ou trabalhos das quais você participa. O mesmo para as páginas das quais você é fã, assim como a sua cidade e o seu sexo. Não há como mudar esta configuração. O que se pode fazer é evitar ser fã ou participar de grupos dos quais você não gostaria que colegas de trabalho ou contatos profissionais descobrissem, assim como deixar em branco o campo cidade e desmarcar a opção "Mostrar meu sexo no meu perfil".

2 - Como esconder sua lista de amigos O Facebook também considera a sua lista de amigos como uma informação pública e visível para todos os usuários da rede. Os defensores da privacidade temem que muitas informações podem ser obtidas a partir da sua lista de amigos. Mas existe uma maneira de esconder esta informação. Vá na página do seu perfil e clique no ícone representado por uma caneta azul ao lado da sua lista de amigos e desmarque a opção "Mostrar lista de amigos para todo mundo". Mesmo assim, a lista continuará visível para os seus amigos.

3 - Como retirar seu perfil dos sites de buscas na internet Uma das seções da página de configurações das regras de privacidade do Facebook se chama "Procurar". Se você seleccionar o ítem "Permitir" ao lado da opção "Resultados Públicos de Buscas Públicas", as informações consideradas públicas pelo Facebook (foto do perfil, páginas de fãs e lista de amigos), junto com todas as outras que você selecionar como visíveis para todo mundo na rede, aparecerão na internet quando alguém realizar uma busca com seu nome em sites de buscas como Google. As partes do seu perfil que você limitou o acesso não aparecerão nestas buscas.
Esta ferramenta é útil caso você queira que pessoas com as quais você perdeu contato, ou potenciais contatos profissionais, encontrem fácilmente sua página no Facebook. Caso contrário, deixa a opção "Permitir" em branco.
Uma segunda opção de configuração, que controla as buscas dentro do Facebook, permite limitar quem pode encontrar você ao digitar seu nome na ferramenta de buscas da rede social. Se você não quiser novas pessoas encontrando seu perfil, você pode limitar apenas aos seus amigos encontrarem sua página pelas buscas do Facebook.

4 - Cuidado com os aplicativos não desenvolvidos pelo Facebook Concursos e jogos são divertidos, mas cada vez que você entra em um deles, você autoriza o aplicativo a acessar informações do seu perfil, mesmo que você tenha escolhido deixá-las acessíveis apenas aos seus amigos, além de informações dos seus amigos. Na seção "Configuração de Aplicativos", o Facebook lista todos os aplicativos que você já abriu em seu perfil. Esta ferramenta permite a remoção dos aplicativos que você não quer mais que tenham acesso às suas informações pessoais.
Você também pode entrar em "Aplicativos e sites", dentro da página de configuração da privacidade, e editar se seus amigos podem compartilhar seu aniversário, suas fotos ou outras informações específicas. Mesmo assim, os aplicativos podem sempre ter acesso às suas informações públicas.

5 - Confira sua lista de amigos A média dos usuários do Facebook tem 130 amigos, mas muitas pessoas interagem com apenas uma pequena parte desta lista. É recomendável conferir esta lista de amigos para se ter uma ideia de quem são as pessoas que tem acesso às suas informações pessoais. Não se sinta obrigado a aceitar ninguém como amigo.

6 - Crie grupos de amigos personalizados Se você aceitou a amizade de muitas pessoas, divida-as em grupos. Na página "Todas as conexões", embaixo do ícone "Amigos", selecione "Criar nova lista". Agrupe os amigos em diferentes listas e selecione quais aspectos do seu perfil, e quais atualizações e fotos, estes grupos poderão ter acesso. Ou, mais simples, crie uma lista de amigos apenas para os parentes e conhecidos distantes e limite o acesso deste grupo às suas informações.

7 - Personalize as frases no seu status Se você digitar "Estou furioso" você pode escolher no pequeno ícone em forma de cadeado ao lado da frase, diversas opções de privacidade para controlar quem pode ver esta atualização. É possível escolher até mesmo "Apenas eu", se você quiser esconder de todo mundo. É possível também criar uma configuração padrão para todas as atualizações de status ou modificar a cada nova atualização.

8 - Avise os seus amigos pessoalmente que você tem limites Muitas vezes acontece de alguns amigos publicarem no Facebook fotos que você não gostaria de ver em público. É sempre possível trocar as configurações de privacidade das fotos em que você foi localizado, mas é sempre mais confiável você explicar pessoalmente para seus amigos que você gostaria de ser avisado antes da publicação das fotos na internet.

9 - Nunca acredite na privacidade total Mesmo para as pessoas mais prevenidas tecnologicamente, fotos comprometedoras, mensagens incriminadoras ou atualizações de status comentando sobre o trabalho sempre acabam vazando para o público. Apenas um alerta.

Redação Terra

Os criminosos do ciberespaço combinam códigos e estratégias para driblar os antivírus. Para se proteger, o usuário deve seguir algumas regrinhas.
Segundo o especialista em Segurança da informação Reinaldo de Medeiros, do Proderj, regras simples aumentam a segurança. Confira 13 delas.
1. Ignore os spams. Não compre nada anunciado por spams. Ao receber um e-mail do tipo, apague-o.
2. Nunca clique em links de mensagens que não solicitou, nem informe dados pessoais ou sigilosos.
3. Evite usar o perfil de administrador, que não tem limitações. Crie um perfil mais restrito.
4. Evite sistemas operacionais ultrapassados como Windows 95, 98 e Me.
5. Atualize o computador com os patchs (correções) do Windows Update.
6. Use somente programas de fabricantes confiáveis ou de código aberto.
7. Use um firewall, como o Zone Alarm, principalmente em notebooks e banda larga.
8. Proteja sua conexão Wi-Fi com senhas fortes, com letras, números e símbolos.
9. Remova os cookies e histórico de navegação de tempos em tempos.
10. Faça backups (cópias de segurança) periódicos.
11. Só compartilhe pastas e arquivos se necessário.
12. Desabilite todos os protocolos, exceto o TCP/IP.
13. Tenha um antivírus confiável e atualizado.
O Dia


Se for bem no rali, finlandês não terá vontade de voltar
Há quem diga que o finlandês Kimi Räikkönen tenha um contrato com a Red Bull para retornar à Fórmula 1 em 2011. Essa especulação ficou ainda mais forte após o contrato do Homem de Gelo com a equipe Junior da Citroën no WRC, que é apoiada pela marca de energéticos. Mas o piloto fez questão de desmentir e aproveitou para avisar que poderá não retornar mais à F1.
“Eu não tenho nenhum contrato com a F1 ou com qualquer outra categoria. Então, não tenho a menor ideia do que acontecerá depois do próximo ano. Eu tenho algumas opções: permanecer no rali ou tentar retornar à F1. Eu quero ver como eu vou me sair nessa nova modalidade e, depois, penso no que fazer. Não tenho pressa para decidir. Se eu for bem, poderei continuar competindo por lá. Agora, estou pensando apenas em 2010, quando trabalharei com a Red Bull e a Citroën”, disse o finlandês em entrevista à revista Autosport.
O Homem de Gelo aceitou a rescisão de seu contrato com a Ferrari e ganhará um valioso salário para não competir na F1, já que deveria permanecer no time até o fim de 2010 e será substituído por Fernando Alonso no ano que vem.
Rafael Munhoz

O respeitado site norte-americano Mashable.com, especializado em mídia social e Web 2.0, revelou hoje os resultados do Open Web Awards 2009, com uma vencedora surpreendente: a cantora Ivete Sangalo (@ivetesangalo) foi considerada "melhor celebridade para seguir", "melhor artista" e "usuário de Twitter do ano".
A votação para o prêmio do Mashable é realizada online, e neste ano foram 440 mil indicações para 70 mil candidados. No final, os leitores votaram em 50 categorias, totalizando 780 mil votos. As categorias incluem melhor empresa/startup/companhia/agência, Facebook, Mídia, Dispositivos Móveis, Pessoas, Fotos e Vídeos e uma específica para o Twitter.Como prêmio, os vencedores ¿ incluindo Ivete Sangalo ¿ podem usar um selo do Mashable em seus sites (ou perfil no Twitter) e aparecerão durante o próximo ano em uma página especial, no endereço http://mashable.com/owa/.
A lista completa de vencedores pode ser vista no atalho em http://tinyurl.com/yeau9c6.

Zumo Notícias


A Sony apresentou na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, uma série de televisores ecológicos com um sensor embutido que, se não detectar movimento no ambiente por um determinado tempo, desliga automaticamente o aparelho. Assim, se o espectador pegar no sono enquanto assiste à TV ou sair e esquecer de desligá-la, o aparelho não irá desperdiçar energia.
A Sony diz que os modelos LCD da linha Sony Bravia VE5 terão ainda um modo de espera com zero-gasto de energia e sensores de luz que reduzem a energia usada para iluminar a tela em ambientes escuros. Estes recursos poderiam reduzir o consumo de energia em até 40%, afirma o fabricante.
Segundo o jornal britânico Telegraph, os televisores da linha ecológica chegarão ao mercado internacional na metade de 2009, com telas de pelo menos 40 polegadas.
Redação Terra

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, o fundador do guia de viagens Lonely Planet Tony Wheeler, o célebre chef espanhol Ferran Adria e o escritor brasileiro Paulo Coelho são algumas das personalidades escolhidas pelo Google para indicarem, e comentarem, seus lugares favoritos no mundo através do Google Maps.
A ferramenta mostra os nomes das personalidades e um mapa do mundo com os locais selecionados por ela. Uma breve explicação de cada um deles sobre o motivo da escolha dos lugares também é indicada no mapa. Conforme o próprio Google define, "explore os locais favoritos de especialistas locais" de diversos lugares do mundo, descobrindo "onde eles gostam de ir, e porquê".
Ferran Adria, por exemplo, considerado o maior chef da cozinha contemporânea, indica um restaurante em Sydney, na Austrália, que ele mesmo define, "um daqueles lugares que você escolhe por causa da vista". O restaurante está localizado na baía de Sydney, de frente para o famoso prédio da Opera House.
Já o escritor Paulo Coelho indica, entre tantos lugares, Santiago de Compostela, no norte da Espanha. "Levei quase 40 anos para me tornar um escritor. Antes disso, sempre sonhei em me tornar um, mas nunca ousei subir os degraus necessários", escreve. Seu livro "O diário de um mago" (1986) narra em detalhes a peregrinação do escritor pelo Caminho de Santiago.
Já Al Gore, que se tornou um ambientalista ativo nos últimos anos, escreve sobre a República das Maldivas, no Oceano Índico: "Nossos netos talvez nunca visitem as Maldivas, uma ilha-nação no sul da Índia, porque pode ficar submersa pelo aumento dos níveis do mar".
A artista americana Maya Lin afirma que a Torre Eiffel, em Paris, foi uma "incrível loucura da engenharia" que na sua época "não foi levada tão a sério como um trabalho de arquitetura, mas se tornou icônica e divertida".
O fundador de um dos mais populares guias de viagens para mochileiros indica uma pequena ilha na Irlanda, Aran Islands, como uma ilha maravilhosa, a poucos passos do tempestuoso Oceano Atlântico. Enquanto o oceanógrafo e ambientalista Jean-Michel Cousteau, um dos mais respeitados ambientalistas do mundo, indica diversos paraísos naturais ao redor do mundo, inspirado principalmente pelo legado do seu pai, Jacques Cousteau. Entre eles, Bora Bora, na Polinésia Francesa.
Confira todos os locais indicados pelas mais de 20 personalidades escolhidas pelo Google no endereço www.google.com/help/maps/favoriteplaces.

Redação Terra


Os spammers atacam de novo na popular rede social Facebook. De acordo com a empresa de antivírus Panda Security, o novo golpe envolve a postagem de um vídeo na área de mensagens ("wall") do usuário, com a assinatura ***SantA***, parecendo ser uma mensagem de "boas festas".
Ao clicar no falso vídeo, o computador é infectado com uma variante do worm Koobface, batizado de Koobface.GK. Uma vez atingido, o computador não desliga se a vítima não conseguir decifrar em três minutos a imagem CAPTCHA que aparece, ameaçando ainda realizar um reboot na máquina.
Porém, solucionar o desafio na verdade resolve CAPTCHAs legítimos do Facebook. Com isso, o internauta incauto ajuda o worm a criar novas contas no site, que espalharão ainda mais a praga. Obviamente, o usuário poderia desligar o PC simplesmente puxando o fio da tomada, mas no desespero muitos internautas deixam-se dominar pela mensagem ameaçadora.
O sistema operacional do computador não é tão atingido a ponto de precisar de reinstalação, mas Sean-Paul Correll, pesquisador no PandaLabs (da empresa Panda Security), disse que os usuários comuns não conseguem escapar da tela CAPTCHA e são levados a ajudar o worm. A ideia é bastante interessante, pois em vez de criar complicadíssimas rotinas de inteligência artificial para resolver os CAPTCHAs, o criador do worm simplesmente usa o cérebro dos humanos afetados.
Segundo o site Tech.Blorge, na época das festas de final de ano e outras datas comemorativas costuma haver um alto tráfego de vírus, pois as pessoas não estranham as saudações enviadas em seus perfis. Infelizmente é preciso tomar cuidado com as mensagens recebidas, mesmo quando vindas de conhecidos.
Os ataques em redes sociais se apoiam no fato de que os usuários geralmente respondem às mensagens supostamente enviadas por amigos e conhecidos, acrescentando que é fácil e até mesmo mais lucrativo enganar usuários das redes, enviando ataques ou roubando informações pessoais.
O site Information Week relata que, para provar a afirmação, a empresa de segurança Sophos criou duas contas falsas no Facebook a fim de verificar quantas informações pessoais são reveladas ao receber uma solicitação de contato de alguém desconhecido. Após enviar 200 solicitações, as contas falsas conseguiram 95 "amigos", deixando livre o acesso a informações pessoais deles mesmo ou de seus outros contatos.
O report anual de segurança da empresa de segurança Cisco de 2009 já relata os riscos inerentes às redes sociais e mostra que o worm Koobface já afetou aproximadamente 3 milhões de computadores.

Geek

Nos dias atuais a busca por um emprego não se limita apenas ao currículo de uma pessoa. Sistemas de busca e redes sociais ampliaram as formas como um empregado pode saber mais sobre seu futuro empregado. É exatamente por isto que é muito importante ter um histórico limpo e rico na web. O site Marketing Pilgrim fez uma lista de dicas para você ter uma boa reputação na Internet.

1) Tenha seu próprio site mesmo que seja de provedores que dêem espaço gratuito, tenha um site próprio. O melhor mesmo é comprar um domínio com seu nome ou o da sua empresa. É uma ótima forma de ter seu nome lista entre os 10 primeiros em sites de busca.

2) Faça um blog se você cuidar bem do seu blog, ele vai ser uma ótima forma de analisar sua reputação em termos de gerenciamento. Mas o legal de ter um blog é que ele normalmente aparece bem em sites de busca mesmo se esquecido. Existem vários sites online que oferecem gratuitamente espaço para blogs. Não esqueça de mencionar seu nome, para que seja encontrado em sites de busca.

3) Tenha subdomínios se você se esforçou bastante para manter seu site, existem boas chances de criar subdomínios. Crie o fotos.meusite.com.br ou o video.meusite.com.br. Existem dezenas de razões para ter subdomínios e eles são ótimos para a organização do site.

4) Faça perfis em redes sociais podem ser uma boa forma de um cliente ou empregador saber quem você. Use seu nome real, apelidos atrapalharão na sua localização. Várias redes listam o seu perfil em sites de busca.

5) Crie uma rede social se perfis em redes sociais já dão uma boa reputação, imagina ter uma rede inteira. Existem sites, como o Ning.com, onde é possível criar uma rede social própria e customizada por um baixo custo.

6) Crie um perfil profissional sites com perfis profissionais, como o LinkedIn, são muito importantes. Nestes tipos de site você detalha sua experiência profissional e mostra seus contatos e sua relação com eles.

7) Compartilhe suas fotosUtilize fotologs que sejam listados em sites de busca. Publique suas fotos, imagens de sua empresa, logotipos, exemplos de trabalho, mas sempre citando seu nome. Faça comentários explicativos e espere os frutos.

8) Preserve sua identidadeExistem sites que linkam o seu nome ao que é seu, como o Naymz.com. Ele impede que você seja confundido com outras pessoas o mesmo nome, além de agrupar perfis em vários sites.

9) Crie seu próprio WikiSe você está enfrentando problemas de reputação na rede, pode ser uma boa idéia criar um sistema de Wiki. Fazer um perfil na Wikipedia e se descrever não é uma boa porque eles são rígidos, e se você tentar encobrir coisas erradas que fez, vai acabar aparecendo no perfil. O site wetpaint.com ajuda na criação de Wikis.
Com estas dicas é possível fazer uma boa reputação em sites de busca e, quem sabe, conseguir um bom emprego ou contrato com algum cliente.

Redação Terra


Esqueça as telas sensíveis ao toque. Se depender de um novo projeto desenvolvido pela Synaptics, mais conhecida como a fabricante dos "trackpads" usados em milhões de notebooks ao redor do mundo, em breve você poderá interagir com seu telefone celular de várias outras formas.
Trabalhando em conjunto com a Texas Instruments, Immersion Technologies, The Alloy e The Amazing Tribe, a empresa desenvolveu o FUSE, um protótipo de smartphone que através da combinação de novos sensores e novos conceitos de interface gráfica propõe uma nova forma de interação com dispositivos portáteis.
Há, por exemplo, sensores laterais capazes de detectar um "apertão" e responder ao gesto encerrando uma ligação ou parando a rolagem de uma lista. Acelerômetros respondem ao movimento das mãos, movendo objetos na tela de acordo com a posição do aparelho, e um painel sensível ao toque na traseira permite que se interaja com a interface sem ter de tocar na tela com os dedos.
Segundo o blog Gadget Lab, da revista Wired, a ideia da Synaptics é facilitar o uso do aparelho com apenas uma mão, como era comum há não muito tempo atrás, antes dos Blackberries e smartphones com teclados completos (sejam virtuais ou reais). O conceito utiliza tecnologia já existente, sem futurismos: o protótipo tem um processador Texas Instruments OMAP 3630 (baseado na arquitetura ARM) e tela AMOLED com resolução de 480 x 800 pixels e 3.7 polegadas além de um conjunto completo de sensores de toque, luz, pressão e movimento.
Ainda não há previsão de quando o FUSE chegará ao mercado. A ideia da Synaptics é licenciar o projeto a outras empresas, que poderão produzir os aparelhos e colocá-los nas lojas. Entretanto, um protótipo do FUSE será apresentado durante a feira de eletrônicos CES, que ocorre em janeiro de 2010 em Las Vegas.

Geek

O Google lançou nesta segunda-feira o Google URL Shortener, serviço para encurtar endereços da web para compartilhamento em outros sites, como o Twitter. Por enquanto, o Goo.gl funciona integrado à barra de ferramentas do Google em inglês ou ao Feedburner, recurso de gerenciamento de feeds RSS.
Outros serviços como o brasileiro Migre.me ou os populares TinyURL e Bit.ly fazem a mesma coisa: reduzir o tamanho de URLs. O Google justifica seu produto com maior possibilidade de estabilidade dos links, maior segurança (com checagem automática para endereços com malware) e maior velocidade.
A Google Toolbar é a barra de ferramentas, com busca rápida e atalhos para serviços do Google, como e-mail e Orkut, e pode ser baixada em toolbar.google.com. No caso do Feedburner, donos de sites e blogs podem ativar o recurso Socialize, que envia via Twitter um link para a última informação publicada no site, com título e outras opções.

Zumo Notícias

Nesse fim de semana, rolou a edição 2009 do evento Video Game Awards (VGA), uma espécie de "Oscar dos Videogames", que acontece na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, e premia as melhores realizações da indústria de videogames, homenageando designers, animações, tecnologia, músicas e atuações.
Exibido em mais de 180 países, o evento reúne os maiores nomes dos videogames, de Hollywood, da música, e até dos esportes, para homenagear os melhores feitos na indústria durante o ano.
A edição 2009 do evento Video Game Awards, do canal televisivo Spike, ocorreu em 12 de dezembro de 2009.
O VGA 2009 contou com a participação de várias celebridades, entre as quais Alyssa Milano, Felicia Day, Jake Gyllenhaal, Kristen Bell, Mike Tyson, Olivia Wilde, Tony Hawk, Tricia Helfer, Zachary Quinto e Snoop Dog, que realizou uma performance musical durante o evento.
As edições anteriores do VGA trouxeram entre seus mestres de cerimônia (fixos) artistas como David Spade, Jack Black e Samuel L. Jackson.
A edição VGA 2009 elegeu premiados em 28 categorias.
Ao final da festa, sagrou-se Jogo do Ano a produção Uncharted 2: Among Thieves, do estúdio Naughty Dog, faturando ainda dois outros prêmios, o de Melhor Gráfico e de Melhor Jogo para Console PS3. Foram três prêmios.

Três produções conseguiram conquistar dois VGA:
Call of Duty:
Modern Warfare 2, Dragon Age:
Origins e X-Men Origins: Wolverine.

Lista completa de vencedores do VGA 2009

Melhor Atuação Feminina: Megan Fox, por Transformers: Revenge of the Fallen (Beenox Studios, Krome Studios, Luxoflux, Savage Entertainment, Vicarious Visions)

Melhor Atuação Masculina: Hugh Jackman, por X-Men Origins: Wolverine (Amaze Entertainment, Griptonite Games, Raven Software)

Melhor Dublagem: Jack Black, por Brutal Legend (Double Fine Productions)

Melhor Elenco: X-Men Origins: Wolverine (Amaze Entertainment, Griptonite Games, Raven Software)

Melhor Expansão para Download: Grand Theft Auto: The Ballad of Gay Tony (Rockstar Games)

Melhor Gráfico: Uncharted 2: Among Thieves (Naughty Dog)

Melhor Jogo do Gênero Aventura: Assassin's Creed 2 (Ubisoft)

Melhor Jogo do Gênero Corrida: Forza Motorsport 3 (Turn 10 Studios)

Melhor Jogo do Gênero Esporte Coletivo: NHL 10 (EA Sports)

Melhor Jogo do Gênero Esporte Individual: UFC 2009 Undisputed (Yuke's Osaka)

Melhor Jogo do Gênero Luta: Street Fighter 4 (Capcom)

Melhor Jogo do Gênero Musical: The Beatles Rock Band (Harmonix, Pi Studios)

Melhor Jogo do Gênero RPG: Dragon Age: Origins (Bioware)

Melhor Jogo do Gênero Tiro: Call of Duty: Modern Warfare 2 (Infinity Ward)

Melhor Jogo do Gênero TV: South Park Let's Go Tower Defense Play! (Doublesix, Xbox Live Productions)

Melhor Jogo Independente: Flower (ThatGameCompany)

Melhor Jogo para Console Portátil: Grand Theft Auto: Chinatown Wars (Rockstar Games)

Melhor Jogo para Console PS3: Uncharted 2: Among Thieves (Naughty Dog)

Melhor Jogo para Console Wii: New Super Mario Bros Wii (Nintendo)

Melhor Jogo para Console X360: Left 4 Dead 2 (Valve Software)

Melhor Jogo para Download: Shadow Complex (Epic Games)

Melhor Jogo para PC: Dragon Age: Origins (Bioware)

Melhor Modo Multijogador: Call of Duty: Modern Warfare 2 (Infinity Ward)

Melhor Trilha Sonora Não-Original: DJ Hero (FreeStyleGames)

Melhor Trilha Sonora Original: Halo 3: ODST (Bungie)

Prêmio Especial "Estúdio do Ano": Rocksteady Studios, por Batman: Arkham Asylum

Prêmio Especial "Jogo do Ano": Uncharted 2: Among Thieves (Naughty Dog)

Prêmio Especial "Promessa do Ano 2010": God of War 3 (Sony)

Made in Brazil

No Brasil, o VGA 2009 será exibido pelo canal Animax, dia 17 de janeiro de 2010, às 19 horas.
Haverá ainda três reprises: dia 19 de janeiro de 2010, às 21 horas; dia 20, à 1 hora; e dia 26, às 15 horas.
Para mais informações, acesse http://www.animaxtv.com/.

Darius Roos


A Nokia anunciou hoje que vai reeditar um dos seus modelos de celular, o 6700, em uma versão dourada com acabamento em ouro 18 quilates, em um aparelho batizado de 6700 Classic Gold Edition.
Completam o pacote de luxo uma capa de couro natural, um cartão de 8 GB de memória, câmera de 5 megapixels, GPS e papéis de parede customizados que combinam com o visual luxuoso do aparelho.
O 6700 Gold Edition começa a ser vendido no primeiro trimestre pela Nokia em "mercados selecionados" por um preço estimado em 370 euros (equivalente a pouco mais de R$ 960).

Zumo Notícias


A Fusion Garage mostrou no último final de semana as primeiras imagens do tablet JooJoo para acesso à internet. O JooJoo é alvo de polêmica, já que o blog americano TechCrunch tinha criado, em parceria com a Fusion Garage, um tablet chamado CrunchPad e que deveria custar menos de US$ 300.
O JooJoo, na versão da Fusion Garage, é um computador tablet portátil com tela sensível ao toque de 12,1 polegadas, que entra em funcionamento em nove segundos e pesa 1,1 kg. Além de acessar a web com a tela em modo retrato ou paisagem, ele reproduz vídeos em alta definição, de acordo com a fabricante. Seu preço estimado deve ficar em torno de US$ 500.
O TechCrunch entrou na última sexta-feira com uma ação contra a Fusion Garage, que diz ser dona do projeto, em uma corte federal da Califórnia por fraude e engano, mau uso de idéias de negócios, quebra de responsabilidade fiduciária, competição injusta e violação do ato Lanham.
Segundo o TechCrunch, o Crunchpad estava quase pronto para ser apresentado ao mercado em sua versão final no último dia 20 de novembro. Entretanto, a Fusion Garage informou que os acionistas da empresa tinham optado por se retirar do projeto e fazer sua própria versão do produto, sem a participação do TechCrunch.

Zumo Notícias


Quem possui fotos antigas em papel e quer vê-las em formato digital, não precisa mais passar por todo processo de digitalização, que precisa de scanner, computador, pen drive ou cartão de memória e um porta-retrato digital. Segundo o site Gizmag, a empresa Jobo lançou o ScanViewer, um aparelho que combina scanner e porta-retrato digital para simplificar o processo de visualização e exposição dessas fotos.Basta passar as fotografias, que podem ter o tamanho 4x5 cm e 10x15 cm, pela abertura embaixo da moldura do porta-retrato, onde um scanner as converte em imagens digitais instantaneamente. A resolução do display é de 800x600 pixel em uma proporção de 4:3 e um contraste de 400:1.
A resolução do scanner (e dos arquivos de imagem gerados) pode ser de até 1200x1300 pixels e 300 dpi. As imagens podem ser enviadas diretamente do ScanViewer para impressora, caso o usuário queira ter as fotos em papel.
Segundo site da Jobo (no atalho http://tinyurl.com/ychmgeq), o dispositivo tem 1 GB de memória interna, que pode ser expandida com cartões CF, SD, SDHC, MMC, MS e XD. Além da capacidade interna e do cartão, o aparelho tem saída USB 2.0 para PC.
O porta-retrato oferece ainda ferramentas comuns aos outros aparelhos para fotos digitais, como slideshow, visualização quatro-em-um, zoom, opção de girar a foto e calendário ou visor do relógio, bem como reprodução de vídeo por MPEG-1, MPEG-4 e AVI e reprodução de áudio por MP3.
O ScanViewer Jobo estará disponível em dezembro por 259 euros (cerca de R$ 667, sem impostos) em todos os países em que há representantes Jobo, incluindo o Brasil.
Geek


A fabricante de câmeras Leica vai lançar no final do ano uma edição especial do modelo M7 em parceria com a grife parisiense Hermès. Por 8.550 libras (equivalente a pouco mais de R$ 24,6 mil), duzentas pessoas poderão ter essa versão limitada da câmera que usa filme 35 mm A M7 Hermès vem em um corpo cromado com acabamento em couro fornecido pela Hermès em duas cores: laranja ou etoupe (marrom), e serão fabricados 100 modelos de cada cor.
A câmera tem uma lente Leica Summilux 35 mm f/1.4 grande angular em prata anodizada e parassol também prateado. Uma alça de couro na cor do equipamento acompanha o produto.
Os modelos serão numerados e, por conta da parceria com a Hermès, a Leica aceitou fazer mudanças no equipamento original, que não tem o logotipo vermelho da fabricante para "preservar a harmonia das cores da capa de couro". As vendas começam no Reino Unido em dezembro.

Zumo Notícias

Durante o segundo dia do PDC (Professional Developers Conference) 2009, a Microsoft fez uma demonstração rápida da próxima versão do navegador Internet Explorer 9. O PDC ocorre esta semana em Los Angeles, na Califórnia.O Internet Explorer 9 apareceu no discurso de Steven Sinofsky, presidente das divisões Windows e Windows Live da Microsoft. A companha mostrou algumas melhorias e ajustes no desempenho do browser, assim como sua maior interoperabilidade com padrões de mercado.
Uma das novidades é o uso da tecnologia DirectX. Deste modo, o IE9 vai usar recursos de processamento da placa de vídeo (GPU) em vez de sobrecarregar o processador principal do computador: toda a renderização de gráficos e texto sai da CPU e vai para a placa de vídeo usando tecnologias como Direct2D e DirectWrite. Desenvolvedores, diz a Microsoft, poderão criar sites compatíveis com essa tecnologia no futuro.
Um post no blog oficial do Internet Explorer mostra alguns detalhes técnicos do novo navegador: um melhor desempenho em testes comparativos de browsers, como o teste SunSpider, além de maior compatibilidade com novos padrões como CSS3 e HTML5.
A Microsoft não informou quando deve começar a oferecer o Internet Explorer 9 para testes de usuários nem deu uma previsão de lançamento do produto final.

Zumo Notícias

Os participantes dos programas MSDN e TechNet terão acesso à versão beta do Office 2010 antes do público geral, pois a Microsoft liberou na última segunda-feira as versões do Office 2010 64bit e 32bit nos sites dos programas para desenvolvedores. Para quem não faz parte dos programas da Microsoft, ainda nesta semana deverá ser disponibilizada, durante a conferência anual de desenvolvedores profissionais, em Los Angeles, a versão beta para o consumidor comum, conforme artigo do site ComputerWorld.A nova versão do Office Professonal Plus 2010 é o segundo beta que é disponibilizado primeiramente para alguns poucos usuários selecionados. As novidades são os novos procedimentos de instalação, o Upload Center, uma versão modificada para visualização de backstage e ícones redesenhados para todos os aplicativos do Office.
O Office 2010 oficial, segundo o site IT PRO, deverá ser lançado no início do próximo ano, juntamente com a disponibilização da versão beta do Sharepont 2010. Além disso, a Microsoft lançará uma versão web-based gratuita da linha Office, que também já está disponível para testes.
Os desenvolvedores que fazem parte do MSDN podem fazer o download da versão beta do Office 2010 pelo atalho bit.ly/OfficeMSDN, e os participantes do programa TechNet devem acessar o atalho bit.ly/OfficeTechNet.

Geek


A AMD anunciou nesta quarta-feira uma placa de vídeo para computadores que promete ser a mais rápida até o momento. A nova ATI Radeon HD 5970, já à venda nos Estados Unidos, consegue trabalhar com até três monitores ao mesmo tempo e é, na teoria, a primeira placa totalmente compatível com a tecnologia DirectX 11, da Microsoft.Voltada para gamers, a HD 5970 tem um poder de computação de 5 teraflops (operações de ponto flutuante por segundo) e lida com três telas de até 7600 x 1600 pixels cada. A primeira placa de vídeo a atingir desempenho na casa dos teraflops foi outro modelo da AMD, a HD4800, lançado em junho de 2008.
Além disso, a placa tem recursos de overclocking liberados pela fabricante - com isso, é possível aumentar o desempenho do hardware além do que ele pode fazer. A placa de vídeo é compatível ainda com padrões Direct Compute 11 e Open CL.
A HD 9750 será vendida por um preço médio de US$ 600 nos Estados Unidos por fabricantes como Asus, MSI, Gigabyte e VisionTek, entre outros, e será usada em computadores topo de linha da Dell, como os novos Alienware Area-51 e Area-51 SLX.
Zumo Notícias


Que tal desembolsar cerca de US$ 10 mil para comprar um sistema de videogame PlayStation 3 (PS3), da Sony? Achou caro? Pois na loja de luxo tecnológico Computer Choppers esse é o preço. Motivo? A loja é especializada em artigos de luxo e disponibiliza, sob encomenda, um PS3 Slim banhado a ouro, com logotipo feito em ouro 18 quilates (caso prefira, há versão em platina) e cravado de diamantes brancos. Com exceção dos quesitos estéticos e de valor material (diamantes, ouro e platina), o PS3 Slim luxuoso em nada difere do PS3 Slim normal. Quer dizer, tem a mesma velocidade e desempenho. O triste é que o modelo luxuoso tema apenas um controle.
A loja oferece ainda customização para todos os consoles das fabricantes Microsoft, Nintendo e Sony, e para vários modelos de computadores e aparelhos de telefonia celular.
Ficou interessado? Visite o site: http://computer-choppers.com/

Darius Roos

O Google Chrome OS, sistema operacional do Google, deverá ser disponibilizado dentro de uma semana, de acordo com informações do site TechCrunch. A previsão anterior era de lançamento para 2010, mas aparentemente a empresa preferiu antecipar a estreia.
De olho nos netbooks (nos quais algumas empresas estão "improvisando" o Android), o sistema será inicialmente compatível com um número restrito de modelos, devido ao desenvolvimento de drivers para os dispositivos, que ainda não foi totalmente concluído.
Em princípio, a preferência é disponibilizar drivers para as empresas parceiras, como Acer, Adobe, Asus Freescale, Hewlett-Packard, Lenovo, Qualcomm, Texas Instruments e Toshiba, mas outros drivers também serão liberados com o tempo, de acordo com o site Download Squad.
Um dos diferenciais do sistema operacional da Google é a aposta no Cloud Computing, ambiente em que, em vez de utilizar o potencial e a armazenagem da máquina, o usuário consome recursos e espaço nos servidores do próprio Google para a execução de tarefas rotineiras ¿ um exemplo é o uso do Google Docs para edição de documentos.
A intenção, segundo a própria Google é fazer possível o uso de programas robustos em computadores bastante básicos.

Geek

A Dell anunciou nesta sexta-feira que vai lançar no Brasil e na China seu primeiro celular inteligente. O aparelho é equipado com sistema operacional Android, do Google.
A Dell vai vender o modelo Mini 3 através das operadoras Claro, no Brasil; e China Movil.
Os detalhes do aparelho serão divulgados quando o modelo estiver disponível nas lojas da China Mobile, no final de novembro, e da Claro, mais para o fim do ano, informou a fabricante de computadores.
Uma fonte havia informado em outubro que a Dell planejava lançar um celular com Android nos Estados Unidos, através da operadora AT&T.


Reuters

Durante o The Way We Live Next 3.0, Heikki Norta, vice-presidente sênior de estratégias corporativas da Nokia, mostrou um vídeo que mostra uma visão de como serão os celulares do amanhã. "Os aparelhos vão liberar as pessoas de amarras locais. Teremos identidades digitais em alta, criando uma espécie de passaporte para se mover nesse novo mundo. E as localizações físicas serão ampliadas pelo mundo digital", explicou.
O celular de amanhã vai continuar a caber no bolso, mas será mais poderoso e capaz. A nuvem de serviços da Nokia vai fornecer contexto em relação ao local, mas "o celular que irá dar inteligência à rede", disse Norta. "Os dispositivos também têm que funcionar de maneira independente, usando os recursos de computação mais eficientes possíveis".
No vídeo demonstrado por Norta, um usuário que se mudou da França para os Estados Unidos se mantém sempre conectado com um tablet/celular, troca informações com televisores e interage com amigos que ficaram longe, podendo mudar de aparelho e manter os dados a qualquer momento.
Em outro exemplo, uma moradora de Barcelona usa o celular como meio para identificar conhecidos em festas, já que o celular mostra, em realidade aumentada, o nome das pessoas em uma festa - e mantém rastros das interações e encontros que teve com elas.
"O maior desafio para o futuro é como filtrar a informação para mostra o que é relevante para o consumidor", comentou o executivo. "Estamos todos criando conteúdos para redes sociais, e seu consumo e criação se fundem aos poucos", disse. "As empresas vão ter que aprender a lidar com os dados do consumidor, e criar serviços em tempo real", finalizou.
Fugindo um pouco da futurologia e entrando na prática, a Nokia anunciou a meta de chegar a 300 milhões de usuários de todos seus serviços online (mapas, música, aplicativos, entre outros) em todo o mundo até o final de 2011. Hoje esse número está próximo de 70 milhões de usuários.

Zumo Notícias

Seguindo a orientação que pretende adotar para o futuro, a Sony vai lançar Cloudy With a Chance of Meatballs (no Brasil, Tá chovendo hamburguer), um de seus sucessos de animação, para TV via internet em formato Blu-ray antes que o filme saia em DVD. Trata-se da mais recente experiência de Hollywood em seu esforço por descobrir uma maneira de compensar o acentuado declínio de vendas que o segmento de entretenimento doméstico vem registrando.
A decisão é importante porque representa a mais recente alteração no escalonamento dos prazos de lançamento de seus produtos, pelo setor de entretenimento - algo que Hollywood relutou por muito tempo em fazer, por medo de reduzir os lucros propiciados pelos DVDs e de irritar a maior cadeia de varejo norte-americana, a Wal-Mart, que responde pelo maior número de DVDs vendidos no país. Mas com o declínio nas vendas de DVDs, da ordem de até 25% em alguns estúdios, descobrir novas maneiras de distribuir conteúdo se tornou uma necessidade.
O preço do filme, US$ 24,95 (equivalente a pouco mais de R$ 42), é alto o suficiente para não alienar os parceiros de varejo, disse a Sony. "Não precisamos de uma guerra com a Wal-Mart ou qualquer outra organização, e não acredito que elas sejam hostis a essa ideia", disse Howard Stringer, presidente-executivo da Sony. "Isso tornará os televisores mais valiosos, o que é um fator positivo".
A Sony Pictures Entertainment, única entre os grandes estúdios de Hollywood por manter relacionamento direto com um grande fabricante de eletrônicos, ocupa posição especial para experimentar com venda direta de conteúdo aos consumidores por meio de televisores, no caso a linha Sony Bravia, que oferece capacidade de acesso à internet.
Como parte dessa experiência, Cloudy With a Chance of Meatballs também estará disponível em formato Blu-ray, para os aparelhos Sony com capacidade de acesso à internet, lançados no mês passado. A experiência é parte da busca, por Hollywood, de maneiras de explorar o potencial da internet na distribuição de filmes.
"O momento em que a maioria dos consumidores disporá de televisores dotados de capacidade de acesso à internet continua muito distante", disse Richard Greenfield, analista da Plai Capital. "Mas eles estão avançando na direção certa".
Cloudy With a Chance of Meatballs, o maior sucesso da Sony no segmento de animação, foi lançado em setembro e registrou mais de US$ 174 milhões em bilheterias, em todo o mundo, de acordo com a Box Office Mojo, que acompanha as vendas mundiais de ingressos.
O filme estará disponível para os proprietários de televisores Sony Bravia e de aparelhos de Blu-ray Sony dotados de acesso à internet entre 8 de dezembro e 4 de janeiro, o dia anterior ao do lançamento do filme em DVD. (Em escala menor, a Sony tentou experiência semelhante no ano passado, com o filme Hancock, estrelado por Will Smith.)
A companhia pretende, no futuro, distribuir filmes para uma maior gama de aparelhos, entre os quais o seu sistema PlayStation.
Além das ramificações setoriais, a experiência é importante para a visão de Stringer quanto aos dois pilares sobre as quais a Sony deve operar - hardware e conteúdo - para que recupere a lucratividade. "O processo de avanço rumo ao próximo estágio da distribuição de conteúdo é tão inevitável quanto a sucessão de noite e dia", disse ele. "E somos a única empresa que pode fazê-lo, porque controlamos tanto o hardware quanto o conteúdo".
A Sony espera, posteriormente, convencer outros estúdios a oferecerem seus filmes a proprietários de televisores Sony antes de seu lançamento em DVD, sem que precisem recorrer às empresas de TV paga via cabo e satélite que oferecem serviços de vídeo em pay-per-view.
RiscosHollywood e as operadoras de TV a cabo e via satélite relutam em oferecer filmes aos consumidores antes do lançamento em DVD, devido à ameaça de que eles sejam copiados por gravadores de vídeo digitais e em outros aparelhos.
A Motion Picture Association of America, organização setorial dos grandes estúdios norte-americanos, recentemente enviou uma carta ao governo na qual solicitava a aprovação para bloquear tecnologias que permitem copiar filmes de alta definição em decodificadores.
Cientes da contração que o setor musical sofreu com o colapso nas vendas de CDs, Hollywood está se esforçando freneticamente para desenvolver novas fontes de receita doméstica. No terceiro trimestre, o gasto com entretenimento doméstico foi de US$ 4 bilhões, o que representa queda de 3,2%, segundo o Digital Entertainment Group. Mas os gastos com DVDs, que foram o propulsor de crescimento dos estúdios de cinema, caiu em 13,9%. Os gastos com locação de DVDs, que oferecem margem de lucro inferior à das vendas, subiram em cerca de 10%.
Enquanto isso, em alguns estúdios o declínio nas vendas de DVDs foi ainda mais forte. Na Paramount, controlada pela Viacom, por exemplo, a receita de bilheterias cresceu em 16% no terceiro trimestre mas a de entretenimento doméstico caiu em 21%.

Tradução: Paulo Migliacci ME
The New York Times

Esqueça a biblioteca de Alexandria. A Internet é, sem dúvida, a maior fonte de informações da história. Entretanto, encontrar informação útil nesta caótica e quase infinita estrutura pode ser bastante complicado. Confira dez dicas para não perder tempo e otimizar suas buscas na rede.

1- Tenha claro o que procura estar focado no que se busca é básico para que não se perca tempo. Mas se existe algo que inclina à divagação e à dispersão é a busca na Internet. Quando estamos procurando, às vezes encontramos coisas que não eram exatamente nosso objetivo, mas que se tornam interessantes. Então, vamos olhar, e acabamos perdendo o caminho. Portanto, ao iniciar uma busca, tenha um objetivo bem definido em mente. Por exemplo, saber "qual o nome dos sete anões da Branca de Neve em espanhol" - e evite perder tempo averiguando quem dubla cada um dos personagens, o ano do filme da Disney, quantas vezes foi exibido, e assim por diante.

2- Escolha a ferramenta adequada"Ora, o Google", dirão alguns. Mas ainda que este seja o buscador mais popular, a informação flui por diferentes caminhos. Não se restrinja ao site campeão: outros meios podem ser fóruns, blogs, sites especializados ou até mesmo seus contatos no messenger. Às vezes, o que se procura está a um contato de distância. Preste atenção também a outros mecanismos de buscas - sim, eles existem.

3- Aprenda a usar a ferramenta ao escolher um buscador, antes de mais nada vale a pensa investir um pouco de tempo para saber exatamente como ele funciona. Se é melhor realizar a busca usando os termos entre aspas, se usa os operadores lógicos "and", "or" e outros, ou se realiza buscas contextuais em páginas concretas. Todo o tempo gasto em conhecer a ferramenta é tempo que será economizado ao conseguir utilizá-la com objetividade.

4- Seja claro e objetivoAinda que os mecanismos de buscas vão sendo otimizados para entender a maneira de pensar humana, os humanos também podem conhecer a maneira de raciocinar de uma ferramenta de busca. Por exemplo, para fazer uma busca de várias palavras, é conveniente pensar não apenas em como se procura mas também em como o programa que gerencia as buscas vai entender o pedido que se faz. Por exemplo, em vez de procurar por "amor e poesia", frase que tem um "e" que muitas vezes é ignorado pelos buscadores, é melhor buscar "poesia amor" - mais facilmente o programa entenderá que são duas palavras-chave a considerar em seus parâmetros de busca.

5 - Aprenda a diferenciar à primeira vista ao fazer uma busca, é bom conseguir determinar de cara se os resultados têm algo a ver o que se quer encontrar. Basta olhar as primeiras palavras de cada resultado para saber se foi encontrada informação útil ou simplesmente sites que pouco têm a ver com o que se precisa encontrar. Perca alguns segundos analisando as primeiras linhas dos resultados. Você saberá se está na pista certa.

6- Use inglês, dicionários e tradutores outras línguas, como espanhol ou português, podem até estar ganhando mais espaço na Internet, mas a realidade é que a imensa maioria das páginas está - ou oferece versão - em inglês. Portanto, se você não encontra em português o que procura, experimente traduzir as palavras-chave para o inglês e fazer nova busca. Se precisar, utilize dicionários ou mesmo os tradutores online para investigar páginas que pareçam interessantes.

7- Aprenda a buscar indiretamente a busca indireta dá resultados ótimos quando parece ser impossível encontrar aquilo que se busca. Trata-se de não atacar diretamente o tema que procuramos, mas buscar algo relacionado com ele. Por exemplo, procurar a letra de uma canção de Elvis Presley da qual não se lembra o nome. Se não se encontra nada a partir de "Elvis Presley", pode-se experimentar usar um pedaço da letra do qual se recorde (como "kiss me my darling"). Entre os primeros resultados, certamente estará a letra de "It's now or never". Isso é aplicável a uma grande variedade de temas, e é especialmente útil quando o tema principal da busca é muito amplo ou quando, por exemplo, buscamos o nome de uma pessoa, já que pode haver muito mais gente com tal nome do que se imagina.

8- Imagens a busca de imagens é especialmente complicada, e para conseguir os melhores resultados, além de usar dicas anteriores (busca indireta, tradução para outras línguas), não use apenas a busca de imagens do Google, por exemplo. Procure também por sites que possam conter as imagens que você quer, e aproveite outros buscadores - inclusive específicos para imagens.

9- A Wikipedia é amiga se a procura é por um termo popular, é quase certo que já exista na wikipedia. A enciclopédia global online colaborativa tem informação de qualidade. Não se perde muito tempo em consultá-la, mas pode-se economizar tempo ao encontrar lá o que se procura e, muitas vezes, outras referências sobre o assunto permitem que se tenha mais fontes de informação.

10- Experiência é a princial aliada na busca via Internet a experiência não é um grau, são 360. À medida que fizer buscas, você aprenderá a discriminar melhor, vai adicionar aos seus sites favoritos outros buscadores especializados, que funcionem melhor para determinados assuntos, e aprenderá também a pensar mais como uma ferramenta de busca, porque as entenderá melhor. Ou seja: busque e aprenda com as buscas que faz. Em pouco tempo você se tornará uma ferramenta indispensável para outras pessoas que não vão precisar de um buscador: elas terão você.

Terra Espanha

O Firefox, navegador da Fundação Mozilla, completa hoje cinco anos de existência. O navegador, cuja primeira versão foi lançada em 9 de novembro de 2004, já detém cerca de um quarto do total de usuários em sua versão 3.5.
O Firefox, em seus primórdios, tinha o nome de Fênix, simbolizando o renascimento do Netscape, navegador gratuito mas de código fechado que foi massacrado pelo Internet Explorer nos anos 90. O Firefox, mesmo tendo o Netscape como antepassado, tem seu código livre e aberto ¿ qualquer um com conhecimentos de programação pode colaborar em seu desenvolvimento.
Apesar de ainda não ameaçar a hegemonia do Internet Explorer, o Firefox mantém a equipe da Microsoft ocupada, trabalhando na defensiva para manter o navegador em um patamar competitivo, lembra o site CNET.
A página criada pela Fundação Mozilla para celebrar os cinco anos do Firefox tem o slogan "Cinco anos do Firefox: Isso é bastante tempo na internet, então vamos celebrar cinco anos trabalhando juntos para tornar a web melhor para todos" e pode ser acessada em 27 diferentes idiomas, ressalta o site Fudzilla.
A partir do site também é possível a interação do público com a comemoração ao enviar fotos e vídeos que serão premiados com brindes do navegador.
Segundo o site Mashable, a Fundação Mozilla também planeja comemorar o aniversário do Firefox projetando o logotipo do navegador em prédios de cidades como Paris, Tóquio, Roma e São Francisco. Mais detalhes podem ser conferidos no site "Cinco Anos do Firefox" pelo atalho bit.ly/5anosDoFirefox.

Geek

Um projeto recém-lançado pela União Europeia quer desenvolver uma tecnologia para permitir que carros consigam trafegar por longas distâncias em estradas sem a necessidade de intervenção do motorista.
A ideia é criar um sistema de sensores para que os carros andem pelas rodovias em uma espécie de "piloto-automático", em um comboio comandado pelo veículo da frente.
O sistema permitiria que novos veículos se juntem ao comboio ou o deixem ao longo do percurso, conforme as necessidades individuais.
Segundo os responsáveis pelo projeto, a nova tecnologia poderia estar disponível para uso comercial dentro um prazo de dez anos. Além de facilitar e acelerar as viagens de longa distância, o sistema reduziria também os congestionamentos nas estradas, ofereceria mais conforto aos motoristas, reduziria os acidentes e melhoraria o consumo de combustíveis, reduzindo por consequência a emissão de gases poluentes.
O novo projeto, batizado de Sartre (Safe Road Trains for the Environment), deve começar a ser testado em pistas da Grã-Bretanha, da Espanha e da Suécia, e ainda em estradas espanholas, a partir de 2011.
Ideia antigaA ideia de criar sistemas que permitissem a movimentação automática de veículos nas estradas já é antiga, mas o projeto Sartre é o primeiro que prevê que isso seja feito sem a necessidade de alteração na configuração das estradas, barateando seu custo e facilitando sua implementação.
O projeto prevê veículos equipados com sistemas de navegação e unidades de transmissão e recepção de dados que se comunicam em um comboio com um veículo-líder.
O veículo-líder seria dirigido por um motorista profissional, que monitoraria a condição da estrada e do comboio. Os demais carros, ônibus ou caminhões seguindo o comboio seriam movimentados automaticamente, permitindo que seus motoristas tirassem as mãos da direção e se envolvessem em outras atividades, como ler um livro, assistir TV ou mesmo dormir.
Os sensores controlariam a distância e a velocidade entre os carros, permitindo que eles trafeguem todos na mesma velocidade, mantendo a menor distância possível entre eles de maneira segura.
A ideia é que cada veículo se comporte como se fosse um vagão de um trem, com o veículo-líder fazendo o papel de locomotiva.

BBC Brasil