Um projeto recém-lançado pela União Europeia quer desenvolver uma tecnologia para permitir que carros consigam trafegar por longas distâncias em estradas sem a necessidade de intervenção do motorista.
A ideia é criar um sistema de sensores para que os carros andem pelas rodovias em uma espécie de "piloto-automático", em um comboio comandado pelo veículo da frente.
O sistema permitiria que novos veículos se juntem ao comboio ou o deixem ao longo do percurso, conforme as necessidades individuais.
Segundo os responsáveis pelo projeto, a nova tecnologia poderia estar disponível para uso comercial dentro um prazo de dez anos. Além de facilitar e acelerar as viagens de longa distância, o sistema reduziria também os congestionamentos nas estradas, ofereceria mais conforto aos motoristas, reduziria os acidentes e melhoraria o consumo de combustíveis, reduzindo por consequência a emissão de gases poluentes.
O novo projeto, batizado de Sartre (Safe Road Trains for the Environment), deve começar a ser testado em pistas da Grã-Bretanha, da Espanha e da Suécia, e ainda em estradas espanholas, a partir de 2011.
Ideia antigaA ideia de criar sistemas que permitissem a movimentação automática de veículos nas estradas já é antiga, mas o projeto Sartre é o primeiro que prevê que isso seja feito sem a necessidade de alteração na configuração das estradas, barateando seu custo e facilitando sua implementação.
O projeto prevê veículos equipados com sistemas de navegação e unidades de transmissão e recepção de dados que se comunicam em um comboio com um veículo-líder.
O veículo-líder seria dirigido por um motorista profissional, que monitoraria a condição da estrada e do comboio. Os demais carros, ônibus ou caminhões seguindo o comboio seriam movimentados automaticamente, permitindo que seus motoristas tirassem as mãos da direção e se envolvessem em outras atividades, como ler um livro, assistir TV ou mesmo dormir.
Os sensores controlariam a distância e a velocidade entre os carros, permitindo que eles trafeguem todos na mesma velocidade, mantendo a menor distância possível entre eles de maneira segura.
A ideia é que cada veículo se comporte como se fosse um vagão de um trem, com o veículo-líder fazendo o papel de locomotiva.
BBC Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pesquisar este blog
Relógio
Categories-
- Ano Novo (1)
- Câmera (1)
- carro (2)
- Celular (13)
- Celular e Wireless (1)
- Cine (2)
- Cinema e DVD (1)
- Competição (7)
- Contato (1)
- Eletrônicos (13)
- Fotografias (4)
- Games (6)
- Hardware (2)
- Hardware e Software (3)
- Internet (19)
- Negócios (3)
- Notícias (1)
- Saúde (1)
- Software (10)
- Tecnologia (2)
- televisão (1)
- Tutoriais e Dicas (5)
- Vírus (1)
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2009
(50)
-
▼
novembro
(15)
- Portarretratos digital tem scanner integrado
- Câmera Leica Edition Hermes volta ao filme 35 mm
- Microsoft mostra Internet Explorer 9 em evento nos...
- Microsoft antecipa beta do Office 2010
- Empresa promete placa de vídeo mais rápida do Mundo
- Loja vende PlayStation 3 banhado a ouro e cheio de...
- Sistema operacional do Google deve ser lançado em ...
- Dell lança seu 1º celular inteligente no Brasil e ...
- Nokia apresenta a visão do celular do futuro
- Sony lançará filmes em Blu-ray para TV via web ant...
- Dez dicas para poupar tempo ao fazer buscas na web
- Firefox completa cinco anos nesta segunda-feira
- UE prevê carros sem motorista nas estradas em dez ...
- Motorola mostra Milestone, versão GSM do Android
- Novo smartphone traz sistema Android com interface...
-
▼
novembro
(15)
0 comentários:
Postar um comentário