Seguindo a orientação que pretende adotar para o futuro, a Sony vai lançar Cloudy With a Chance of Meatballs (no Brasil, Tá chovendo hamburguer), um de seus sucessos de animação, para TV via internet em formato Blu-ray antes que o filme saia em DVD. Trata-se da mais recente experiência de Hollywood em seu esforço por descobrir uma maneira de compensar o acentuado declínio de vendas que o segmento de entretenimento doméstico vem registrando.
A decisão é importante porque representa a mais recente alteração no escalonamento dos prazos de lançamento de seus produtos, pelo setor de entretenimento - algo que Hollywood relutou por muito tempo em fazer, por medo de reduzir os lucros propiciados pelos DVDs e de irritar a maior cadeia de varejo norte-americana, a Wal-Mart, que responde pelo maior número de DVDs vendidos no país. Mas com o declínio nas vendas de DVDs, da ordem de até 25% em alguns estúdios, descobrir novas maneiras de distribuir conteúdo se tornou uma necessidade.
O preço do filme, US$ 24,95 (equivalente a pouco mais de R$ 42), é alto o suficiente para não alienar os parceiros de varejo, disse a Sony. "Não precisamos de uma guerra com a Wal-Mart ou qualquer outra organização, e não acredito que elas sejam hostis a essa ideia", disse Howard Stringer, presidente-executivo da Sony. "Isso tornará os televisores mais valiosos, o que é um fator positivo".
A Sony Pictures Entertainment, única entre os grandes estúdios de Hollywood por manter relacionamento direto com um grande fabricante de eletrônicos, ocupa posição especial para experimentar com venda direta de conteúdo aos consumidores por meio de televisores, no caso a linha Sony Bravia, que oferece capacidade de acesso à internet.
Como parte dessa experiência, Cloudy With a Chance of Meatballs também estará disponível em formato Blu-ray, para os aparelhos Sony com capacidade de acesso à internet, lançados no mês passado. A experiência é parte da busca, por Hollywood, de maneiras de explorar o potencial da internet na distribuição de filmes.
"O momento em que a maioria dos consumidores disporá de televisores dotados de capacidade de acesso à internet continua muito distante", disse Richard Greenfield, analista da Plai Capital. "Mas eles estão avançando na direção certa".
Cloudy With a Chance of Meatballs, o maior sucesso da Sony no segmento de animação, foi lançado em setembro e registrou mais de US$ 174 milhões em bilheterias, em todo o mundo, de acordo com a Box Office Mojo, que acompanha as vendas mundiais de ingressos.
O filme estará disponível para os proprietários de televisores Sony Bravia e de aparelhos de Blu-ray Sony dotados de acesso à internet entre 8 de dezembro e 4 de janeiro, o dia anterior ao do lançamento do filme em DVD. (Em escala menor, a Sony tentou experiência semelhante no ano passado, com o filme Hancock, estrelado por Will Smith.)
A companhia pretende, no futuro, distribuir filmes para uma maior gama de aparelhos, entre os quais o seu sistema PlayStation.
Além das ramificações setoriais, a experiência é importante para a visão de Stringer quanto aos dois pilares sobre as quais a Sony deve operar - hardware e conteúdo - para que recupere a lucratividade. "O processo de avanço rumo ao próximo estágio da distribuição de conteúdo é tão inevitável quanto a sucessão de noite e dia", disse ele. "E somos a única empresa que pode fazê-lo, porque controlamos tanto o hardware quanto o conteúdo".
A Sony espera, posteriormente, convencer outros estúdios a oferecerem seus filmes a proprietários de televisores Sony antes de seu lançamento em DVD, sem que precisem recorrer às empresas de TV paga via cabo e satélite que oferecem serviços de vídeo em pay-per-view.
RiscosHollywood e as operadoras de TV a cabo e via satélite relutam em oferecer filmes aos consumidores antes do lançamento em DVD, devido à ameaça de que eles sejam copiados por gravadores de vídeo digitais e em outros aparelhos.
A Motion Picture Association of America, organização setorial dos grandes estúdios norte-americanos, recentemente enviou uma carta ao governo na qual solicitava a aprovação para bloquear tecnologias que permitem copiar filmes de alta definição em decodificadores.
Cientes da contração que o setor musical sofreu com o colapso nas vendas de CDs, Hollywood está se esforçando freneticamente para desenvolver novas fontes de receita doméstica. No terceiro trimestre, o gasto com entretenimento doméstico foi de US$ 4 bilhões, o que representa queda de 3,2%, segundo o Digital Entertainment Group. Mas os gastos com DVDs, que foram o propulsor de crescimento dos estúdios de cinema, caiu em 13,9%. Os gastos com locação de DVDs, que oferecem margem de lucro inferior à das vendas, subiram em cerca de 10%.
Enquanto isso, em alguns estúdios o declínio nas vendas de DVDs foi ainda mais forte. Na Paramount, controlada pela Viacom, por exemplo, a receita de bilheterias cresceu em 16% no terceiro trimestre mas a de entretenimento doméstico caiu em 21%.

Tradução: Paulo Migliacci ME
The New York Times

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