Organização Mundial da Saúde confirma que o uso do aparelho pode levar a tumores no cérebro

Estudo conduzido pela OMS, Organização Mundial da Saúde, confirmou a ligação entre o uso de celular e o câncer no cérebro, algo que médicos e especialistas já suspeitavam há muito tempo.
A pesquisa, que levou 10 anos, encontrou evidências incontestáveis que mostram que usuários assíduos do aparelho têm 50% mais chance de serem afetados por três tipos de tumores no cérebro e um na glândula salivar nas fases mais avançadas de suas vidas. “A maior parte dos trabalhos, incluindo o nosso, revela que algo acontece com as pessoas que fazem uso dele a longo prazo. Por que não deveríamos limitar a exposição ao celular?”, disse Siegal Sadetzki, pesquisador que fez parte do estudo.
Segundo Alasdair Philips, as operadoras de celular escondem quanta radiação os usuários lidam no dia a dia. “Os aparelhos modernos emitem 217 pulsos eletromagnéticos por minuto na região da cabeça. Crianças simplesmente não deveriam usá-los e adolescentes deveriam ser encorajados a enviar torpedos e não falar no aparelho. Já os homens deveriam deixá-los no bolso porque eles afetam a fertilidade.”


Fernando Fischer / texto: Vanessa de Sá

0 comentários: