O Facebook, a mais famosa rede social do mundo, bloqueou o acesso ao site Web 2.0 Suicide Machine, que ajuda os usuários a apagar seus perfis sociais, e também enviou uma carta de aviso para o Seppukoo.com, outro site que deleta sua identidade virtual.
A Web 2.0 Suicide Machine apaga o perfil, amigos e outros dados do Facebook, MySpace, Twitter e LinkedIn, prometendo excluir todos os perfis das redes "sugadoras de energia", matar os amigos virtuais falsos e acabar com os alter egos da Web 2.0.
Já o Seppukoo.com tenta convencer seus usuários a impressionar seus amigos cometendo suicídio virtual como um guerreiro samurai e liberando seu "corpo digital", como explica o site TG Daily.
O Facebook, nada satisfeito com a aderência de seus usuários (mais de 500 "mortos" para sempre, de acordo com o Suicide Machine) ao "suicídio", alega que o bloqueio do acesso foi realizado porque o site viola suas diretrizes de direitos e responsabilidades no que diz respeito à utilização das informações de login dos usuários, e garante que está investigando o caso e considerando ações posteriores. Além disso, a rede afirma que já permite que as pessoas desativem ou apaguem completamente suas contas, caso não desejem mais utilizar o site.
Gordan Savicic, responsável pelo Suicide Machine, diz, em resposta ao site Computer World, que o Facebook bloqueou o site sem aviso e acredita não ter violado nenhuma regra, pois apenas oferece um serviço para quem quer deixar a rede social. Ele afirma que, de acordo com os termos de serviço do Facebook, são os próprios usuários que violam as regras, permitindo o acesso às suas contas.
Savicic também nega a acusação de que estejam hackeando os servidores do Facebook para armazenar a foto e o nome do usuário. O site pretende encontrar uma maneira de reverter a situação e voltar a proporcionar a escolha de "vida ou morte" para os usuários das redes sociais.

Geek

0 comentários: